Entre Aspas: Rodoviária

bagagem

Antes de embarcar, espero numa fila longa para depositar a bagagem na parte inferior do ônibus.

A medida que a fila se move, percebo o funcionário responsável por acomodar as malas no bagageiro. É um sujeito franzino, ainda novo.

Vendo-o, sei que o rapaz é de origem humilde. Conjeturo que sua família é bastante pobre.

Sua simplicidade revela-se em seus gestos, em seus olhos, na dignidade com que porta o uniforme da companhia de viação.

Com seu corpo frágil, o rapaz levanta, obstinado, mala por mala, e vai dispondo uma a uma, organizadamente, no compartimento do carro.

Realiza a tarefa com esmero e seriedade. Concentrado, alterna-se entre colar na mala a etiqueta numérica, entregar o canhoto ao passageiro e guardar o volume.

Dispensa grande esforço físico. Transpira no rosto. Algumas malas são realmente grandes e pesadas.

Na fila, os passageiros são muitos, e quase todos bem maiores e mais fortes que o rapaz das malas.

Observo essa cena por alguns instantes e, num golpe, compadeço-me daquele moço que guarda as bagagens.

Vejo no seu rosto simples o rosto de todo o meu povo. Meu povo que carrega nos braços e nas costas o peso de um país inteiro. Gente fraca, porém forte.

Tenho vontade de ajudar o rapaz com as malas; tenho vontade de dar-lhe água e conforto.

Tenho desejo de pegar minha gente no colo, de abraçar minha gente, de ninar minha gente.

Apesar das luzes, do barulho e do movimento, consigo sentir a noite. Foi o moço das malas, que me comoveu e me encheu de ternura.

Quem escreveu: Daniela Antoniassi, paulista por certidão e mineira de coração. Daniela é formada pela Universidade de São Paulo e apaixonada por Literatura, especialmente Guimarães Rosa. Escreve desde sempre e agora vive em Paris, onde estuda francês e ensaia para seu mestrado em Antropologia Humana.

Deixe um comentário

