Conservação e restauração

Reconhecer o valor histórico de uma construção e garantir que ela se mantenha bem cuidada e íntegra, conservando suas características originais durante décadas ou séculos, é tarefa desse profissional. Para isso, ele elabora projetos de restauração e conservação levando em conta as tecnologias que podem ser usadas e a situação dos objetos a ser preservados, que também podem ser livros, manuscritos, esculturas, pinturas, fotografias e monumentos.

Cada curso, tanto bacharelado quanto tecnológico, tem enfoque próprio: bens móveis (objetos, documentos, obras de arte) ou bens imóveis (edifícios, construções). Nos dois primeiros anos do bacharelado, o aluno tem noções gerais de conservação e restauração de obras. Para isso, ele estuda microbiologia aplicada a bens culturais, artes visuais, patrimônio histórico, análise de obras e até insetos. Nos dois últimos anos, o ensino é direcionado às seguintes áreas: papel, pintura, escultura e conservação preventiva. A partir do terceiro ano, o estudante deverá fazer estágio. É necessário apresentar também um trabalho de conclusão de curso.

Duração média: 4 anos

Salário inicial: R$ 2.000,00

Gostou do post? Então segue o blog é só clicar #seguir aqui do lado. Sugestão de post? Manda pra mim é só entrar em contato. Até a próxima.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s