Suícidio: Essa não é a saída

Adolescência fase de descobertas, hora de fazer amigos, conhecer novos lugares, se sentir bonita, viver tudo o que tem direito. Mas porque alguns jovens decidem tirar a própria vida? Eu sei que as pressões são muitas, as obrigações inúmeras e cada dia que passa tudo isso só aumenta. Para alguns, eu os considero os mais sortudos, todas essas angústias aparecem em dose dupla. Falo por experiência própria. E é aí que muitos se desesperam e acabam cometendo um ato sem volta.

O Brasil é um dos países com índices mais altos no que diz respeito ao suícidio. Quando alguém começa a falar que vai se matar as pessoas costumam não dar muita importância, acham que aquilo não passa de brincadeira.  Porém grande parte das pessoas que falam em suicídio podem estar, de fato, pensando em praticá-lo e, sendo jovens ou não, a maioria dos que tentam o suicídio sempre dão uma espécie de “aviso” sobre suas intenções.

A depressão é um dos maiores causadores do suícidio. Entretanto o que poucas pessoas sabem é que ela é algo tratavel, principalmente em jovens. Quem esta numa situação parecida não quer julgamentos, eles próprios já os fazem, o que eles querem é um pouco de atenção. Querem ser olhados e percebidos, porque ninguém grita socorro seja do jeito que for, se não estiver verdadeiramente precisando de ajuda.

Por tudo isso da próxima vez que você perceber que algum amigo ou colega esta agindo diferente, se excluiu do convivio com os outros, esta agressivo ou vive falando em querer se matar, em vez de se afastar ou rir da situação, converse, essa pessoa pode estar precisando de uma palavra amiga e quem sabe você não será esse amigo que ajudará a salvar uma vida.

Gostou do post? Então segue o blog é só clicar #seguir aqui do lado. Sugestão de post? Manda pra mim é só entrar em contato. Até a próxima.

Anúncios

2 comentários em “Suícidio: Essa não é a saída

  1. RebecaStiago disse:

    Ótimo texto. Você escreve muito bem.

    O tema é bem polêmico, quase nunca é comentado. Vai ver seja esse o motivo das pessoas não darem muita atenção.

    Suicídio é morte dupla, tanto para quem cometeu o ato quanto para quem fica com a lembrança.

    Parabéns pelo texto. ;D

  2. Everson Silva disse:

    “O Brasil é um dos países com índices mais altos no que diz respeito ao suícidio.”
    Desculpa, mas de onde você retirou essa informação???

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s